skip to Main Content
Infraestrutura De TI: Com O Que Sua Empresa Deve Se Preocupar Na Hora De Investir?

Infraestrutura de TI: com o que sua empresa deve se preocupar na hora de investir?

Quem acompanha o blog da Syma nas últimas semanas já sabe que nossos posts têm como objetivo mostrar alternativas e ideias aos gestores para trazer melhoras às empresas através da tecnologia. Aqui a gente acredita que a tecnologia não deve ser usada apenas como um suporte para o que outras áreas precisam, mas sim como uma forma de inovar e trazer novas oportunidades para as empresas.

 

Infraestrutura em TI

Um desses itens importantes é a infraestrutura de TI. Ela é responsável por manter funcionando a grande maioria dos processos em tecnologia que um negócio necessita. Nesse sentido, ela é a base para que os sistemas funcionem de forma satisfatória e alcance os objetivos estratégicos da empresa e por isso é tão importante que elas prestem atenção nesse tópico.

Ainda assim, mesmo com toda essa importância, muitas vezes a infraestrutura de TI não recebe a devida atenção, o que pode causar um efeito bola de neve em eventuais problemas e imprevistos enfrentados.

 

A devida importância para a Infraestrutura em TI

Mas o que compõe uma infraestrutura de TI? Muitas coisas. Da fibra óptica ao cuidado com servidores, passando pelo cuidado com a energia, vários fatores acabam se transformando em um essencial aspecto da sua TI.

Agora imagine o seguinte cenário: você possui um carro moderno e veloz e que consegue alcançar todas as suas necessidades, mas o mesmo não possui freios ou cinto de segurança. Pode não parecer tão essencial, mas a falta destes itens pode ter consequências catastróficas no futuro.

É o mesmo caso de empresas que investem em TI mas se esquecem da infraestrutura. Um problema, por menor que seja, pode trazer prejuízos imenso à uma empresa, mesmo que ela não seja uma empresa de software ou dependa diretamente da tecnologia para funcionar.

Traduzindo essas informações em números, uma infraestrutura que funcione sem problemas por 99% do tempo durante um ano, por exemplo, representa um período de aproximadamente 90 horas parada, que são quase 4 dias sem funcionar.

 

Avaliando a infraestrutura em TI

Pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre alguns aspectos que os gestores de TI devem levar em consideração na hora de implementar sua estrutura, afinal, é preciso também ter qualidade.

 

Personalização

Muitas organizações sofrem com a dificuldade em encontrar soluções específicas que atendam de fato às suas necessidades. Por isso é importante que se escolha empresas que forneçam uma TI de qualidade e também uma infraestrutura eficiente, evitando que problemas surjam por causa disso.

Personalizar essas soluções, portanto, também é essencial na hora de considerar a implementação de TI para que seja avaliada a capacidade, as necessidades e requisitos de uma empresa e adequar o projeto para aquele cenário específico.

 

Suporte

Nem só da implementação e melhorias vive uma empresa. É preciso que quando se pense em contratar serviços e equipamentos de uma fornecedora de TI, também seja levado em conta o suporte oferecido por ela.

Uma empresa imune aos problemas é praticamente inexistente. Uma hora ou outra eles acabam surgindo, e isso é parte da rotina de quem atua nessa área. Por isso mesmo é muito importante contar com um suporte eficiente quando esse problema surja, evitando que isso seja um grande empecilho.

 

Fornecedores de qualidade

Além de contar com um suporte eficiente e a adequação ao que sua empresa precisa, uma outro fator deve ser levado em consideração: quais parcerias seu fornecedor de TI possui para o fornecimento do hardware necessário para realizar os projetos.

Empresas como Furukawa, Dell, IBM, Lenovo e HP são referências mundiais em tecnologia corporativa, por isso é essencial que, antes que sua empresa investir em infraestrutura, seja realizada uma pesquisa para consultar quais parcerias seu fornecedor de TI possui, assim fica mais fácil assegurar que você receba serviços de qualidade.

Muitos fornecedores de hardware também ofertam certificações para as empresas que realizam projetos de infraestrutura. Isso é uma forma de atestar e garantir que o trabalho entregue será de qualidade.

 


Na Syma você encontra as melhores marcas para fortalecer sua infraestrutura de TI. Aqui você encontra cabeamento e rede, hardware de servidores, infraestrutura de racks e pisos elevados, energia e refrigeração, tudo para deixar seu negócio rodando 100% quando o assunto é tecnologia.

 

Deixe uma resposta

Close search
Back To Top